top of page

Jejum Intermitente e a Cetose

 

Muita gente não sabe o que é e pergunta e sempre, 100% das vezes que se abre o assunto tem sempre alguém que não entende o por que se faz essa coisa de ficar 16hrs, 18hrs e até 24hrs sem comer...bem, gostaria de dizer que eu não dou minha opinião, o que eu posto é resultado de pesquisas científicas, estudos randomizados e opiniões de experts no assunto, doutores Phds em medicina e nutrologia...

Segundo Paul Jaminet e Shou-Ching Jaminet (Phd):

 

 

"Jejum Intermitente diário ajuda a eliminar vários patógenos e auxilia a extender o tempo de vida das pessoas, promovendo a saúde".

 

No livro deles (The Perfect Health Diet), eles afirmam que o processo de limpeza de patógenos externos e de células erráticas é feito por células imunitárias, lisossomos e o processo de "matar" estes agentes se chama "autofagia" ou "self-eating".

 

Pois bem...O mais interessante é que ele afirma que as células de defesa não atuam durante ou logo após a refeição, pois o corpo está em trabalho de digestão...elas esperam pelo período de jejum do corpo pra poderem trabalhar, assim como operários que esperam a madrugada para consertar as ruas de um centro movimentado...Afirmam que o Jejum intermitente nos protege de infecções intracelulares. Esta autofagia tem um mecanismo que:

 

*Reconhece, captura e destrói patógenos intracelulares


*Leva agente antibacterianos ao local da infecção, escondendo-os em locais estratégicos e inacessíveis aos patógenos


*Inicia a defesa imune e auxilia na formação de anticorpos dando componentes para fazê-los.

 

 

Mycobacterias, Listerias, Salmonellas, Francisellas e Toxoplasma Gondii são os alvos desta autofagia em especiais...

 

 

Assim como esta autofagia elimina em potencial células cancerígenas (erráticas) que produzimos normalmente no dia (em torno de 9 a células cancerígenas diariamente que são destruídas pelo seu sistema imune), impede doencas neurodegenerativas, envelhecimento precoce e infecções.

Eles afirmam que um JI de 16hrs é o ótimo... e que não se deve ultrapassar as 24hrs, pois acima disso, as infecções pioram e não melhoram.

Os Jejuns de até 24hrs auxiliam em doenças metabólicas, auto imunes, degenerativas, ajudam no metabolismo acelerando o mesmo, repara danos de DNA e auxilia evitando o envelhecimento precoce, evita osteoporose, sarcopenias, cataratas, câncer e de quebra aumenta nosso tempo de vida.

O que estimula e "alimenta" a autofagia?

 

**Ingestao correta de proteínas, sem exageros para promover a lisossomia autofágica

 

**Cetose...principalmente a cetose induzida pelo jejum intermitente com ingestão de óleo de coco...que acelera essa acao imunológica!! (OLHA!!!!!!)

 

As dietas que promovem cetose (não cetoacidose, que são condições diferentes) estimula regeneracao e melhora a condição de pessoas com Alzheimer.

O café faz o JI mais confortável, e adicionando o óleo de coco, a cetose se acentua e seu sistema imune se engrandece e atua de forma mais harmônica e rápida.

 

Caldos de carne, com sal integral e bebidas durante o JI também ajuda no processo e fornecem os minerais adequados ao corpo.

 

Jejuns de até 24hrs promovem aumento da expectativa de vida , previnem a obesidade e aumentam a imunidade, diminuindo doenças e infecções.

 

 

Quem não deve fazer o JI?

 

Quem ainda não estiver adaptado a ele e que se sentir desconfortável e com sensação de fome. Dietas muito restritivas de macronutrientes ou dietas onde não se está corretamente balanceada não consegue encaixar indivíduos no JI...Os macronutrientes e o sal deve estar corretamente dispostos para não haver necessidades do organismo a pedir comida.

 

 

O Jejum de 16hrs é o mais correto e mais fácil de seguir...podendo ser realizado todos os dias da semana , somente trazendo balanceamento ao seu sistema imune e auto controle metabólico. Acima de 24hrs não é aconselhado por começar a atrapalhar a autofagia, deixando o organismo vulnerável à doenças e infecções.

 

Os Kitavans praticam JI diariamente por décadas e não há relatos de doenças como câncer e Alzheimer na população. Mas alertam que o JI deve ser interrompido caso a pessoa apresente irritação, fome, ansiedade, olhos secos e boca seca, pois isso determina desbalanceio de nutrientes no corpo e falta de vitaminas e minerais..."

 

 

Este foi um resumo de 12 páginas sobre o JI neste livro. Desculpe se pareceu meio técnico...

Bem...agora vcs leiam e tirem suas conclusões...esse é um texto do livro de dois médicos famosos a respeito do JI...Mark Sisson tem esta opinião,Loren Cordain, Dr. Willian Davis, Dr.Vollek ,Dr.Robert Lustig e outros doutores e phds na área...Eu tenho a minha opinião...e sigo meus instintos...melhorei realmente 100% com o JI...e não vou deixar de fazer, mas cada um é um...e não é obrigação...faz quem quer e quem se sentir bem...não deve ser forcado ou ser considerado obrigatório!!!!

bottom of page